Artigos e Noticias

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Artigos e Notícias

Foto Empresa
Saneamento básico: preocupação de todos

O Brasil segue a passos lentos quando o assunto é saneamento básico. A falta de investimentos constantes nessa área prejudica não apenas o meio ambiente, mas também a saúde da população. Além disso, o desperdício de água também é uma preocupação que deve ser de todos. Ao lavar carros e calçadas, por exemplo, é importante que a população tenha a consciência do racionamento do líquido mais precioso do mundo e, para isso, é possível a instalação de sistemas de aproveitamento da água da chuva. O sistema, além de gerar economia no fim do mês, pode trazer outros benefícios como é o caso de moradores da cidade de São Paulo que recebem descontos da prefeitura no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Em Santa Catarina, há exemplos de edificações que para conseguir o Licenciamento Ambiental de Instalação (LAI) na Prefeitura Municipal, é preciso que o projeto contemple o sistema de aproveitamento de água de chuva.

Mas há pessoas que já perceberam os inúmeros benefícios e estão fazendo com que seus empreendimentos sejam mais sustentáveis. É o caso do empresário Cleber Itamar Rodrigues, proprietário da Maria Lavandeira, localizada no bairro Campeche, na capital catarinense, que escolheu o sistema da ECOhabitat – Soluções Sustentáveis Inteligentes, para a utilização da água da chuva. “Além de ter uma preocupação constante na qualidade dos serviços oferecidos aos clientes, nossa meta é unir os benefícios ecológicos aos econômicos”, explica. Rodrigues avalia que existem vantagens no investimento do sistema de aproveitamento da água da chuva como: a redução do consumo de água da rede pública e do custo de fornecimento da mesma; conscientização ecológica de não desperdiçar um recurso natural escasso em toda a cidade, e disponível em abundância no telhado; uma forma de encoraja a conservação de água, a auto-suficiência e uma postura ativa perante os problemas ambientais encontrados.
 
Segundo Marcus Balsimelli, sócio da ECOhabitat, empresa catarinense especializada em produtos e soluções para a construção civil e indústrias entre elas aproveitamento da água de chuva industrial ou residencial, aquecedores solares, cisternas e reservatórios de água, o uso de madeira ecológica, tratamentos de esgotos modernos, cada cidadão pode fazer sua parte ao optar por meios mais ecológicos no momento de construir ou reformar. “Sem dúvida o poder público tem o dever de garantir boas condições de saneamento, entretanto, se esse processo não evolui da maneira adequada é importante buscar novos caminhos”, destaca.
 
Para Rodrigues, a preocupação com o meio ambiente foi o que mais pesou no momento da escolha do sistema. “Tenho certeza de que em alguns anos os benefícios econômicos também serão sentidos e tenho a certeza de que quando uma empresa trabalha ecologicamente correta, ela não pensa só nela, ela pensa num todo e isso acaba dando credibilidade ao seu cliente. Agindo desta forma as empresas fazem com que as pessoas reflitam diante de suas atitudes, criando assim uma cultura doméstica sustentável”, observa.
 
Assessoria de Imprensa EcoHabitat / Inovação & Mercado

Indique para um amigo

Comentar

Comentários do Facebook:
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

EMPRESA | PRODUTOS | SERVIÇOS | ORÇAMENTOS | CLIENTES | ARTIGOS E NOTÍCIAS | CONTATO | TRABALHE CONOSCO
Rua Papa Paulo VI – Número 349 – Ponte do Imaruim – Palhoça/SC – CEP 88130-780  -  Fone: 048 3242-5577 | 048 3238-9147
Trip
Home Index